PUBLICIDADE, PROPAGANDA E MARKETING: É TUDO A MESMA COISA?
- Gabriel Novaes, Moses Junior
- 15 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Essas três palavras já causaram muitas dúvidas nas pessoas e embora os termos propaganda e publicidade tenham significados semelhantes, na prática não é bem assim. Vamos entender melhor no primeiro post do Bagagem Publicitária:
Ela está em todos os lugares: em nossas casas, na rua e até mesmo no celular! Ela faz parte da vida de todas as pessoas e dificilmente conseguimos escapar dela. Já sabe do que se trata? Isso mesmo, estamos falando da publicidade. A Publicidade é todo o processo de planejamento, criação, produção e veiculação de anúncios através da compra de um espaço no veículo de comunicação para divulgar um produto ou serviço. Sendo assim a mensagem que a publicidade leva tem como finalidade predispor o público-alvo a praticar uma ação específica: a compra de um produto ou serviço.
Já a Propaganda é uma ferramenta de persuasão que tem por objetivo promover uma ideia, doutrina, causa ou prática. Para isso, ela utiliza de recursos psicológicos que mexem com emoções, opiniões e sentimentos, e motiva a ação a partir deles. Você já deve ter se deparado com propagandas política, eleitoral e religiosa nos principais meios de comunicação, e o objetivo delas é quase sempre o mesmo: mudança de atitude do receptor em relação a uma ideia.
Ou seja, a principal diferença entre publicidade e propaganda é que a publicidade tem como objetivo promover produtos ou serviços, enquanto a propaganda divulga causas e ideologias.
E no meio dessa história, o marketing é responsável por criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral, e seu principal objetivo é agregar valor às marcas ou produtos.
Foi fácil, não foi? Agora que você já sabe a diferença entre os três aumente sua bagagem e fique de olho nos próximos posts. Comente, curta e compartilhe e se divirta conhecendo mais sobre o mundo publicitário.

Commentaires